O mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela um novo conceito na política nacional com uma mudança de concepção do povo brasileiro, que sinaliza para uma maior participação feminina, com ênfase para mulheres com o perfil mais empreendedor. Há o desejo expresso por uma maior participação delas disputando os mais variados mandatos eletivos, atuando como gestoras públicas, tomando decisões administrativas de interesse coletivo.
24,4% consideram importante que o próximo vice-presidente seja mulher, por trazer uma visão feminina à gestão federal. Outros 22,3% avaliam que a principal característica para o cargo deve ser a de um representante do setor produtivo ou do agronegócio, com foco econômico. 13,2% defendem que seja um político nordestino com experiência; 12,2% apontam que deveria ser uma pessoa de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e quase 10% citam alguém ligado à religião.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro, com 2.038 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Segundo o levantamento, no cenário nacional a única mulher que, por enquanto, desponta como alternativa para o País é Michelle Bolsonaro, considerando que seu nome é uma das possibilidades da oposição para tentar impedir a reeleição do atual presidente Lula (PT).
Olhando para Sergipe a presença feminina na política já é uma realidade. Em 2024, por exemplo, Emília Corrêa (Republicanos) foi eleita a primeira mulher para o cargo de prefeita de Aracaju, e apesar de muitas dificuldades no início de sua gestão, ela conseguiu contornar as adversidades e terminar seu primeiro ano de mandato na PMA com boa aprovação, ao ponto de ter seu nome especulado como alternativa da oposição para a disputa pelo governo deste ano contra Fábio Mitidieri (PSD).
Na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em 2024, Emília Corrêa superou no confronto direito Luiz Roberto (PDT) e a deputada federal Yandra Moura (UNIÃO), que com mais de 131 mil votos obtidos na eleição de 2022, ela se tornou a mais votada da história de Sergipe. Quatro anos depois Yandra continua sendo um nome bastante expressivo e para muitos sua reeleição para um segundo mandato de deputada federal seria apenas uma questão de tempo.
Mas outra mulher que vem se destacando exatamente pelo perfil empreendedor, como gestora pública, é Priscila Felizola, superintendente do Sebrae no Estado. Ela tem seu nome especulado como pré-candidata à vice-governadora em uma possível chapa encabeçada pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), ou por qualquer outro nome do agrupamento de oposição. Priscila se encaixa no perfil apontado pelo Instituto Paraná Pesquisas.
Hoje mais de 24% dos entrevistados querem uma mulher na vice-presidência da República, movimento que pode se expandir para Sergipe, com um nome como o de Priscila Felizola no cargo de vice-governadora em uma chapa majoritária, acumulando experiência administrativa e um olhar voltado para o setor produtivo do Estado. O cenário é de que mais mulheres ocupem espaços de destaque na administração pública. É uma tendência que deve ficar ainda mais evidente nos próximos meses...
Veja essa!
A Petrobras anunciou o início da retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. A presidente da estatal, Magda Chambriard, informou que a unidade iniciou a produção de amônia no dia 31 de dezembro. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), tem acompanhado de perto todas as etapas do processo de retomada das atividades.
E essa!
A Fafen Sergipe tem capacidade instalada para 1,8 mil toneladas de ureia por dia, enquanto a Fafen Bahia pode produzir 1,3 mil toneladas/dia. Considerando as duas plantas, serão gerados cerca de 800 empregos diretos e indiretos. A expectativa é que a nova etapa permita o fortalecimento da cadeia produtiva de fertilizantes no estado.
Atividades paralisadas
Arrendada à iniciativa privada desde 2020, a Fafen Sergipe teve suas atividades paralisadas em março de 2024, após a Unigel, então operadora da unidade, alegar inviabilidade econômica. Com o encerramento do contrato e a realização de uma nova licitação, a planta passa a ser operada pela Engeman, na condição de prestadora de serviços. A Petrobras fica responsável pelas atividades comerciais.
Valmor Barbosa
O gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, destaca a nova etapa iniciada no estado. “Continuamos à disposição da operadora e da Petrobras no que for necessário para que a Fafen possa operar em Sergipe com total regularidade, contribuindo para o desenvolvimento estadual. Tenho convicção de que esta nova fase impulsionará o crescimento econômico e trará prosperidade para a população sergipana”, afirmou.
Bomba!
Com o objetivo de somar na chapa governista do PSD para deputado estadual, chega a informação que o governador Fábio Mitidieri estuda a possibilidade de lançar como pré-candidato o atual comandante da Polícia Militar de Sergipe, Coronel Alexsandro Ribeiro, que teria o apoio em massa da PM e passaria a ter chances de sair vitorioso.
Exclusiva!
A informação é que essa “costura” passa pela deputada federal Katarina Feitoza (PSD), que não tem uma reeleição encaminhada e precisa dessa “dobradinha” com o apoio de Alexsandro Ribeiro dentro da Polícia Militar. Ainda mais que o grande favorito para deputado federal no PSD é o também deputado Fábio Reis.
Chapa para Federal
A informação que vem do PSD é que a chapa para deputado federal teria, além de Fábio Reis e Katarina, Nitinho e Manuel Marcos, dentre outros nomes. Há quem diga que o vereador Soneca também pode ir para a disputa de federal para tentar fazer dois deputados pelo PSD...
Chapa para Estadual
Se a estratégia de Katarina e Mitidieri de lançar o Coronel Alexsandro Ribeiro para deputado estadual “vingar”, a leitura é que ele pode tirar o mandato de um dos atuais deputados estaduais que devem disputar a reeleição: Adaílton Martins, Jorginho Araújo, Luciano Bispo e Maísa Mitidieri. Alguém pode ficar de fora...
Matrículas no IPAESE
O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição, única bilíngue para surdos no estado, oferece a educação básica, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As matrículas para novos alunos interessados em ingressar na instituição acontecem até sexta-feira (9).
Rematrículas
Para os alunos que já possuem vínculo com o IPAESE, as rematrículas acontecem nos dias 5 e 6 de janeiro para alunos do 1º ao 5º do fundamental e nos dias 7 e 8 de janeiro para alunos do 6⁰ ano do fundamental ao 3⁰ ano do Ensino Médio. Para realizar as matrículas, tanto para novos alunos quanto para os alunos que já estudavam na instituição, basta comparecer à sede do IPAESE, localizada na Rua Tenente Wendel Quaranta dos Santos, 1479 - Suíssa, em Aracaju. As aulas iniciam no dia 20 de janeiro.
Educação gratuita
O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos e oferece a educação básica de forma totalmente gratuita para pessoas surdas e filhos de pais surdos (CODA), promovendo a educação bilíngue no estado com o ensino em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
IAB/SE
O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Sergipe (IAB-SE) realiza, nesta terça-feira (6), a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva, marcando o início de um novo ciclo institucional pautado pelo fortalecimento do diálogo, da atuação profissional e da aproximação da arquitetura com a sociedade. O evento acontece a partir das 17 horas, no Amê Café & Bistrô (Alquimia Cultural), reunindo arquitetos, urbanistas, representantes institucionais, imprensa e convidados.
Programação I
A programação tem início com a apresentação institucional da comunicação do IAB-SE, seguida de momentos culturais e das falas oficiais da noite. Às 18h50, o presidente eleito Wesley Lemos dará as boas-vindas aos presentes. Em seguida, às 19 horas, acontece a apresentação da Direção Nacional do IAB, reforçando a integração entre as instâncias da entidade.
Programação II
Às 19h20, será apresentado oficialmente os eixos de atuação e frentes de trabalho, destacando os compromissos que irão orientar a atuação do IAB Sergipe no próximo período. Ao final, teremos como atração musical, o cantor sergipano Ton Ramos, em voz e violão, valorizando a produção artística local e o diálogo entre arquitetura, cultura e cidade.
Programação III
A nova gestão assume com o compromisso de fortalecer o papel do IAB como entidade representativa, técnica e cultural, ampliando sua presença institucional e promovendo uma arquitetura comprometida com o desenvolvimento urbano, social e humano. É composta por profissionais com atuação reconhecida na arquitetura e no urbanismo:
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
Comentários: