Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
Colunas/Política e Cotidiano

Pesquisa que “cravou” vitória de Emília em 24 agora aponta liderança de Valmir

Os números da Pesquisa INOR estão em plena sintonia com o atual cenário político de Sergipe

Pesquisa que “cravou” vitória de Emília em 24 agora aponta liderança de Valmir
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O mais recente levantamento do Instituto INOR para o governo de Sergipe aponta a liderança do pré-candidato pela oposição Valmir de Francisquinho (Republicanos), que abre uma frente de 6,55% para o atual governador Fábio Mitidieri (PSD) que sonha com a reeleição. Este mesmo Instituto, durante toda a campanha eleitoral na eleição para prefeito de Aracaju, em 2024, “cravou” que Emília Corrêa (Republicanos), atual gestora da capital, venceria aquele pleito.

A pesquisa ouviu 1.070 eleitores em 31 municípios sergipanos, entre os dias 16 e 18 de junho. O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SE-03742/2026. De acordo com os números, Valmir aparece com 41,50% das intenções de voto, enquanto Fábio soma 34,95%. Na sequência surge Ricardo Marques, com 8,50%. Os demais nomes testados não ultrapassam 2% das citações.

Os números da Pesquisa INOR estão em plena sintonia com o atual cenário político de Sergipe, quando o pré-candidato Valmir de Francisquinho segue conquistando novas adesões para seu projeto político em todos os municípios por onde ele está passando. Considerando o histórico das eleições anteriores, geralmente quem está no Poder é quem tem “prioridade” nas disputas municipais por apoios, ou seja, se a oposição está se fortalecendo é sinal que o governo não está tão bem avaliado como se promove.

Na eleição de 2024, o Instituto INOR projetou as vitórias de Emília Corrêa, em Aracaju, nos dois turnos. Hoje ela é prefeita da capital. Na pesquisa atual, 7,20% estão indecisos e 5,14% devem votar em branco ou anular o voto.  Na espontânea Valmir de Francisquinho também aparece à frente. Ele registra 26,64% das citações, contra 23,64% de Fábio Mitidieri. O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar chega a 39,91% neste cenário.

O resultado da pesquisa INOR também demonstra que parte do eleitorado, que temia um impedimento jurídico da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho, supostamente motivado por seus adversários políticos, agora já demonstrar acreditar que ele irá para a disputa até o final, ou seja, cada vez mais se consolida o embate direto entre Valmir e o governador Fábio Mitidieri. Os governistas, por meses, jogaram com essa possibilidade e tentaram confundir o eleitorado.

A liderança de Valmir no novo levantamento da INOR demonstra que o ex-prefeito de Itabaiana mantém forte popularidade não apenas no Agreste, mas em todo Estado, inclusive na Grande Aracaju. Os números projetam uma disputa bastante acirrada para os próximos meses contra um governador que não consegue ter 40% de apoio do eleitorado, mas que tem um forte agrupamento ao seu lado. Mas se a pesquisa repetir os acertos de 2024, há um certo favoritismo por parte da oposição nesta disputa...

 

Veja essa!

Quem também está celebrando o resultado da pesquisa INOR é o ex-senador e pré-candidato ao Senado, Eduardo Amorim (Republicanos) que aparece em segundo lugar na intenção do primeiro voto, atrás apenas do colega de chapa e delegado André David (Republicanos), e em primeiro lugar para o segundo voto ao Senado.

 

E essa!

“Estamos diante de um termômetro daquilo que sentimos nas ruas, nas conversas populares e nas mensagens que recebo diariamente. O calendário eleitoral está sendo respeitado e, em breve, apresentaremos detalhes deste projeto em construção. Aos sergipanos que citaram o meu nome, minha gratidão por confiar em nosso trabalho, sempre conectado com a vontade de melhorar a vida das pessoas”, agradeceu.

 

Gedalva com Valmir

O pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho conquistou mais um apoio relevante na Grande Aracaju. Desta vez em São Cristóvão, com o anúncio da vice-prefeita Gedalva Umbaubá. A chegada de Gedalva, uma liderança de forte inserção popular em seu município, representa um marco na consolidação do projeto de oposição.

 

Valmir agradece

Esse fluxo contínuo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores migrando para o agrupamento de Valmir de Francisquinho evidencia o fortalecimento e o favoritismo do projeto político que mais cresce no estado. “Eu agradeço a todos que estão aderindo ao nosso projeto, fico feliz de poder traçar essa caminhada ao lado de vocês, procurando mudanças para o estado de Sergipe”, finalizou Valmir de Francisquinho.

 

André Moura I

“Meu compromisso sempre foi transformar oportunidades em resultados concretos para a população. Foi assim no passado e continuará sendo assim no futuro.” A declaração feita por André Moura em 2017 resume uma atuação que segue produzindo resultados até hoje em Aracaju. Na época, o então deputado federal e líder do Governo no Congresso Nacional foi responsável por destravar o pagamento de mais de R$ 63 milhões em emendas impositivas da bancada federal de Sergipe. Os recursos foram destinados a obras estruturantes que mudaram a realidade de diversos bairros da capital sergipana.

 

André Moura II

 Os investimentos contemplaram obras de pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e recapeamento asfáltico em regiões como Cidade Nova (loteamentos Moema Mary, Jardim Indara e Tia Caçula), Japãozinho, Bugio, Soledade (loteamentos Jardim Bahia I e II, Santa Catarina, Guarujá, Monte Belo, Porto do Gringo e Rua do Toque), Santa Maria (loteamento Paraíso do Sul) e Olaria, além da recuperação do Canal do São Carlos.

 

André Moura III

As intervenções levaram mais infraestrutura, segurança, mobilidade e qualidade de vida para milhares de famílias aracajuanas, especialmente em áreas que enfrentavam problemas históricos de alagamentos, falta de saneamento e dificuldades de acesso. Entre as obras mais emblemáticas está a drenagem e pavimentação da Avenida Euclides Figueiredo, uma das principais vias da Zona Norte da capital. Durante anos, moradores e comerciantes conviveram com alagamentos frequentes que comprometiam o trânsito e colocavam em risco a saúde da população.

 

André Moura IV

Os resultados desses investimentos podem ser observados da Zona Norte à Zona Sul de Aracaju. Mais do que números, os recursos viabilizados representaram melhorias concretas na vida das pessoas, proporcionando mais dignidade, mobilidade e desenvolvimento para a capital sergipana. Atualmente presidente estadual do União Brasil e pré-candidato ao Senado Federal, André Moura destaca que sua trajetória sempre foi pautada pela busca de investimentos e soluções para Sergipe.

 

André Moura V

“Mais importante do que anunciar recursos é garantir que eles cheguem à ponta e se transformem em benefícios reais para a população. Foi esse compromisso que guiou minha atuação no passado e continuará guiando minha caminhada em defesa de Sergipe”, afirmou. Mais do que cifras, os R$ 63 milhões destinados a Aracaju representam oportunidades transformadas em obras, desenvolvimento transformado em qualidade de vida e compromisso transformado em resultados que permanecem presentes no cotidiano dos aracajuanos.

 

Filas na Saúde I

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOp Saúde), da 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão e da 1ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro, realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir o aprimoramento do acompanhamento das filas de espera por exames, consultas e procedimentos cirúrgicos, além de buscar soluções para demandas que vêm gerando grande número de reclamações da população.

 

Filas na Saúde II

Participaram da reunião a Diretora do CAOp Saúde e Promotora de Justiça da 9ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Alessandra Pedral de Santana Suzart; a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria Distrital de Nossa Senhora do Socorro, Fabiana Carvalho Viana França; e o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Solano Lúcio de Oliveira Silva.

 

Filas na Saúde III

Durante o encontro, os membros do MPSE destacaram a necessidade de aperfeiçoar o fluxo de informações entre a SES e o Ministério Público, especialmente em relação à previsão de atendimento dos pacientes que aguardam procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Cirurgias ortopédicas

Um dos principais temas debatidos foi a situação das cirurgias ortopédicas de alta complexidade, em especial as artroplastias, que atualmente concentram uma das maiores filas de espera registradas pelos órgãos ministeriais. Representantes da SES apresentaram dados sobre a realização de procedimentos cirúrgicos no Estado, além de informações sobre iniciativas voltadas à ampliação da oferta de atendimentos. A pasta informou que existe a perspectiva de redução da fila de artroplastias nos próximos meses, com a ampliação do contrato com o Hospital Cirurgia, cuja implementação está prevista para ocorrer em até 60 dias.

 

Alessandra Pedral

Outro ponto abordado foi a necessidade de criação de mecanismos que permitam informar, de forma mais precisa, a previsão de realização dos procedimentos aguardados pelos pacientes. A Diretora do CAOp Saúde, Alessandra Pedral, ressaltou que a disponibilização dessas informações contribuirá para a adoção de encaminhamentos mais adequados por parte do MPSE e poderá, em muitos casos, evitar a judicialização de demandas.

 

Prazo definido

Como encaminhamento, a SES comprometeu-se a estudar uma metodologia para indicar estimativas de atendimento, inicialmente para procedimentos de menor complexidade, além de avaliar alternativas para reduzir as variáveis que dificultam a definição de prazos nos casos mais complexos. Ao final da reunião, ficou registrado o compromisso da SES de ampliar, no prazo de até 60 dias, a oferta de procedimentos de alta complexidade voltados às cirurgias de artroplastia, tema que é objeto de acompanhamento pela 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão.

 

Alessandro Vieira I

A saúde pública de Sergipe recebeu, nesta semana, um importante reforço financeiro. Mais de R$ 11,6 milhões em recursos destinados pelo senador Alessandro Vieira (MDB/SE) foram liberados para fortalecer o atendimento em municípios sergipanos e ampliar a capacidade de serviços de saúde em diversas regiões do estado.

 

Alessandro Vieira II

O montante total de R$ 11.648.245,00 foi destinado aos Fundos Municipais de Saúde dos municípios de Amparo de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Cedro de São João, Feira Nova, Itabaianinha, Itabi, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Riachão do Dantas, Riachuelo, Salgado, Telha, Maruim, Lagarto, Laranjeiras, Tobias Barreto e também para Aracaju, com recursos direcionados ao Hospital de Cirurgia.

 

Alessandro Vieira III

Os investimentos contemplam repasses para Incremento do Piso da Atenção Primária (PAP) e Incremento da Média e Alta Complexidade (MAC), modalidades que permitem aos municípios ampliar a oferta de consultas, exames, procedimentos, atendimentos especializados e fortalecer a estrutura da rede pública de saúde.

 

Alessandro Vieira IV

Para o senador Alessandro Vieira, os recursos representam mais uma etapa do compromisso com a melhoria dos serviços prestados à população sergipana. “Saúde é uma das áreas que mais exige atenção e investimento permanente. Nosso trabalho tem sido garantir que os recursos cheguem aos municípios e às unidades de saúde para melhorar o atendimento da população. Esses mais de R$ 11,6 milhões vão fortalecer a atenção básica, ampliar serviços especializados e ajudar gestores municipais a atender melhor quem mais precisa”, destacou Alessandro Vieira.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.165/2026, que institui um piso salarial nacional para os conselheiros tutelares. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fixa em R$ 3.400 o valor mínimo mensal para jornadas de até 40 horas semanais, vedando que estados, Distrito Federal e municípios paguem menos que isso.

 

Yandra Moura II

Pelo texto, o piso será corrigido todo mês de janeiro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou por índice oficial equivalente, caso o INPC deixe de existir. A proposta também garante aos conselheiros tutelares o direito de se inscrever no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), benefício hoje restrito a outras categorias de servidores públicos.

 

Yandra Moura III

Atualmente, a remuneração dos conselheiros tutelares é definida por legislação municipal ou distrital, o que resulta em valores muito diferentes pelo país. Em municípios menores ou com menor capacidade orçamentária, os salários costumam ficar abaixo do necessário para atrair e manter profissionais qualificados na função, segundo a deputada.

 

Yandra Moura IV

“O conselheiro tutelar está na linha de frente do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Não é justo que a valorização desse profissional dependa do tamanho do orçamento de cada prefeitura. Precisamos de um piso que garanta dignidade em qualquer lugar do Brasil”, afirma Yandra Moura. Criado pelo ECA, o Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal.

 

Yandra Moura V

Os conselheiros atuam diariamente em casos de violência doméstica, negligência, abuso sexual, exploração infantil e outras violações de direitos, funcionando como uma das principais portas de entrada da rede de proteção à infância e à juventude. “Esses profissionais lidam todos os dias com situações extremamente delicadas, muitas vezes sem o suporte e o reconhecimento que merecem. O piso salarial é uma forma de dizer que o trabalho deles importa para o país inteiro, não só para o município onde atuam”, diz a parlamentar.

 

Tramitação
O projeto deixa claro que o piso de R$ 3.400 é um valor mínimo. Estados, Distrito Federal e municípios continuam livres para pagar remunerações superiores, conforme sua realidade orçamentária. A proposta também determina que os entes federativos façam as adequações necessárias em seus orçamentos para cumprir a nova exigência, caso o projeto seja aprovado. O PL 3.165/2026 ainda será analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário.

 

Olha a PMA!

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realizará, entre os dias 22 de junho e 3 de julho, uma pesquisa de imagem institucional junto aos usuários dos serviços socioassistenciais ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa será desenvolvida em todas as unidades da rede municipal de assistência social, incluindo os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros-Dia, Centro POP, Casas Lares, Abrigos e Casas de Passagem.

 

Pesquisa

A coleta de informações será realizada por meio de entrevistas e questionários individuais, compostos por perguntas objetivas. A participação será voluntária e todas as respostas serão tratadas de forma anônima, garantindo total confidencialidade aos participantes. Segundo o secretário municipal da Família e da Assistência Social, Luciano Paz, a pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos usuários sobre os serviços prestados pela rede socioassistencial do município.

 

Luciano Paz

“Queremos ouvir quem utiliza os nossos serviços para identificar oportunidades de melhoria, aperfeiçoar o atendimento e fortalecer as políticas públicas de assistência social em Aracaju. A opinião dos usuários é fundamental para que possamos qualificar cada vez mais o trabalho desenvolvido pela Semfas”, destacou.

 

Sem identificação

Durante a aplicação da pesquisa, não serão solicitadas informações que permitam identificar os participantes. Os resultados serão apresentados de forma consolidada e servirão de base para o planejamento de ações voltadas à qualificação dos serviços ofertados à população. A Semfas orienta os usuários a participarem da pesquisa quando abordados pelos entrevistadores, reforçando que a iniciativa é oficial e tem como finalidade contribuir para o aprimoramento da política de assistência social no município.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Panorama Sergipe
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR