Aguarde, carregando...

Domingo, 14 de Junho 2026
Carregando jogos...
Colunas/Política e Cotidiano

Fala de Lula sobre João Alves Filho foi desrespeitosa, debochada e covarde!

oão Alves encampou uma luta apaixonada (e apaixonante) em defesa do Rio São Francisco, contra a transposição e a favor da revitalização

Fala de Lula sobre João Alves Filho foi desrespeitosa, debochada e covarde!
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Este colunista nutre o maior respeito por todos os seguimentos políticos, por todos os partidos e militantes, concordando ou não com a postura ética e ideológica, independente se a representação se associa com a Direita ou a Esquerda. O presidente Lula (PT) e seu governo, por exemplo, sendo bem transparente com os leitores, não têm a aprovação e nem o apoio deste espaço, que não se associa em hipótese alguma, mas que têm o reconhecimento naquilo que finda sendo positivo para os sergipanos.

São anos militando no jornalismo, cobrando dos governos do Partido dos Trabalhadores e associados, seja no plano nacional (Lula I, Lula II, Dilma I e II, e agora o Lula III) como aqui em Sergipe e em Aracaju, mas sem deixar de respeitar ou de ser respeitado por quem exerce cargos públicos. Inclusive quando ocorreram perseguições, e quando elas foram explícitas, o titular deste espaço jamais se equiparou, ou perdeu o controle e o equilíbrio emocional.

Sempre teve uma excelente convivência com vários quadros da Esquerda, com destaque principal para nomes como Marcelo Déda (in memoriam) e Jackson Barreto, que mesmo insatisfeitos com a linha editorial deste espaço, jamais participaram para ataques pessoais, raivosos e/ou desrespeitosos. Talvez, por isso, sejam décadas de militância no jornalismo sergipano, de altos e baixos, mas sempre respeitando o desejo democrático e as escolhas soberanas do povo.

Este colunista, como profissional da Comunicação, teve a oportunidade de trabalhar com, talvez, aquele que pode ser considerado o maior governador do nosso Estado em todos os tempos: João Alves Filho (in memoriam). E pode testemunhar não apenas o seu perfil estadista e republicanos, que todos nós conhecemos, como a postura visionária e o respeito que nutria por seus adversários. Viu de perto, ainda, a maior perseguição que lhe fora imposta em toda a vida pública pelo então e atual presidente Lula.

João Alves Filho era uma autoridade sobre assuntos hídricos, um estudioso respeitado por onde passava, muito além dos limites do território sergipano, mas em todo o Nordeste, no Brasil e até o exterior. Governador três vezes, prefeito da capital em duas oportunidades e ministro da República, ou seja, um currículo vasto de um político que deixou um legado de vitórias, de realizações, de grandes e pequenas obras, que tiveram e continuam tendo uma relevância social fundamental para o nosso Estado.

João Alves encampou uma luta apaixonada (e apaixonante) em defesa do Rio São Francisco, contra a transposição e a favor da revitalização, que ganhou seguidores não apenas em Sergipe, mas em todo o Nordeste. Até seu maior adversário no Estado, Marcelo Déda, discordava, mas respeitava. João virou um “calo no sapato” de Lula, que perseguiu não apenas a ele e aos seus aliados, mas que prejudicou o futuro do povo sergipano, “travando” a liberação de recursos federais garantidos pela Constituição.

E, superados todos estes anos, quando nem João e nem Déda estão mais entre nós, infelizmente, Lula vem a Sergipe e, diante de uma “plateia militante”, composta por políticos do seu agrupamento, alguns apoiadores e parte da imprensa que se identifica ideologicamente, o presidente recordou os momentos de tensões com João Alves de forma indevida, descabida, certamente com uma fala desrespeitosa, debochada e covarde, até pelo fato de o ex-governador já não poder se defender...

João Alves sempre defendeu suas teses com respeito a seus adversários, sempre com argumentos técnicos, talvez prevendo a crise hídrica que hoje em dia estamos todos submetidos, após a privatização de parte dos serviços da DESO. O “deboche” sobre a transposição não se deu apenas contra um adversário qualquer, mas contra um dos maiores governadores do nosso Estado, um patrimônio do povo sergipano. Portanto Lula, seja sempre bem-vindo, mas tenha mais respeito pela nossa história...

 

Veja essa!

A filha do ex-governador João Alves Filho, Ana Alves, usou as redes sociais para gravar um vídeo onde repudia as falas de Lula contra seu pai; a ausência justifica alguns excessos cometidos, mas a revolta dela tem a solidariedade de milhares de sergipanos que não aceitam as falas do presidente da República.

 

E essa!

E aqui não se trata de um posicionamento ideológico. João Alves era combatido por uma legião de adversários, mas muitos deles o reconheciam, sabiam de sua importância, do seu tamanho, do seu conhecimento. Não se trata de uma narrativa ou de boa oratória, mas de respeito! É sobre isso...

 

Maria homenageada

E justamente na semana em que a ex-senadora Maria do Carmo Alves (in memoriam), não fundamental na caminhada política e pessoal de João Alves Filho, foi homenageada pelo atual governo de Sergipe, com a entrega da primeira parte do Complexo Viário que leva seu nome, vem o presidente Lula ao nosso Estado e “debocha” do ex-governador, que hoje já não pode se defender e nem o confrontar no campo das ideias...

 

Forró da Rua São João

Falando em respeito às tradições sergipanas, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), superou todas as adversidades e conseguiu divulgar a programação da tradicional Rua de São João, localizada no bairro Industrial, na Zona Norte da capital. Realizada em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, a iniciativa reforça a valorização de um dos espaços mais emblemáticos e tradicionais dos festejos juninos aracajuanos.

 

A programação

A programação contará com seis dias de shows, transmissão dos jogos da Seleção Brasileira e apoio ao tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, realizado anualmente no local entre os dias 18 e 28 de junho. Ao todo, cerca de 25 atrações subirão ao palco, reunindo nomes consagrados da cultura popular sergipana, como Mimi do Acordeon, João da Passarada, Os Faranis, Gilvan Lins, Rebeca Melo e Banda Três Moleques. A proposta é fortalecer as tradições juninas, incentivar a cultura popular e valorizar os artistas locais que mantêm viva a identidade cultural dos festejos de São João em Aracaju.

 

Aldir Ferreira

O presidente da Funcaju, Aldir Ferreira, destacou a relevância da parceria para a preservação das manifestações culturais que fazem parte da história da cidade. “A Rua de São João é um patrimônio afetivo e cultural de Aracaju, um espaço que preserva a essência dos festejos juninos e guarda a memória de gerações. Apoiar essa programação é fortalecer a cultura popular, valorizar os artistas sergipanos e contribuir para que tradições tão importantes continuem sendo celebradas e transmitidas às futuras gerações”, afirmou.

 

Diego Michell

Representando a diretoria do Centro Social e Cultural São João de Deus, Diego Michell ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para a realização da programação deste ano. “Esse apoio é fundamental para a manutenção dos festejos da Rua de São João, uma das manifestações juninas mais tradicionais de Sergipe, que celebra 116 anos de história em 2026. A parceria com a Prefeitura tem sido essencial para a realização de eventos como a Troca do Mastro, o Concurso de Quadrilhas Juninas — o mais antigo do estado — e o tradicional Casamento Caipira, fortalecendo uma tradição que atravessa gerações e permanece viva na cultura sergipana”, destacou.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) participo da inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Aracaju, e reafirmou a defesa das mulheres como uma das principais bandeiras de seu mandato. A unidade funcionará 24 horas por dia, oferecendo atendimento integrado e humanizado para mulheres em situação de violência.

 

Yandra Moura II

Yandra destacou a importância da entrega do equipamento para Sergipe. “Essa Casa da Mulher Brasileira foi muito sonhada e acreditada por cada um de nós. É uma porta de esperança aberta para as mulheres sergipanas. Ainda estamos longe de erradicar a violência contra a mulher, mas hoje damos um passo importante nessa caminhada”, afirmou.

 

Yandra Moura III

A parlamentar também ressaltou o Projeto de Lei nº 409/2023, de sua autoria, que prevê apoio da União para a implantação de casas de acolhimento em municípios com mais de 15 mil habitantes. Atualmente, o modelo é destinado apenas a cidades com mais de 150 mil moradores. Segundo Yandra, a proposta busca ampliar a rede de proteção e garantir atendimento às mulheres do interior.

 

Yandra Moura IV

Ex-coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra destacou ainda a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança, ao acolhimento e à autonomia feminina. Instalada no bairro Capucho, a Casa da Mulher Brasileira recebeu investimento de R$ 6,7 milhões e reúne serviços da Delegacia da Mulher, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública. O evento também contou com a presença do ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado André Moura.

 

Yandra Moura V

“O combate à violência contra a mulher exige ações concretas, investimento e compromisso permanente. A entrega da Casa da Mulher Brasileira fortalece a rede de proteção e representa uma conquista importante para Sergipe”, concluiu Yandra Moura.

 

Pastor Diego I

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Diego (União) abordou temas de grande repercussão nacional e local, defendendo a proteção de crianças e adolescentes, o combate às facções criminosas e os investimentos na saúde da mulher. Na tribuna, o parlamentar voltou a defender o projeto de lei apresentado na Casa que proíbe a presença de crianças e adolescentes em eventos com exposição de nudez, atos obscenos ou conteúdo de natureza sexual.

 

Pastor Diego II

Segundo Diego, a proposta está fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Resolução nº 2/2011 do Tribunal de Justiça de Sergipe, tendo como objetivo garantir a proteção integral da infância e da adolescência. “A esquerda tentou criar polêmica, mas a nossa base é técnica e legal. Estamos apenas exigindo o cumprimento dos direitos e da proteção. Não se trata de preconceito, trata-se de respeitar a lei e proteger a inocência dos nossos filhos. Não daremos nenhum passo atrás nessa batalha”, afirmou.

 

Pastor Diego III

O vereador também comentou a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Para ele, a medida evidencia a necessidade de um enfrentamento mais rigoroso ao crime organizado e de ações efetivas para combater a expansão das facções criminosas no território nacional.

 

Pastor Diego IV

“A gente precisa reconhecer o fracasso do governo brasileiro em combater o crime organizado. Se o Brasil fizer o seu papel, não tem com o que se preocupar. Não pode existir facção de estimação nem bandido de estimação. Se tem bandido, tem que ser combatido, preso e responder na forma da lei”, declarou.

 

Pastor Diego V

Ainda durante o pronunciamento, Pastor Diego destacou avanços na saúde pública, especialmente nas políticas voltadas para a proteção e promoção da saúde da mulher. O parlamentar parabenizou o Governo de Sergipe e a presença da prefeita Emília Corrêa na inauguração da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Capucho, equipamento destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.

 

Alô Amparo!

A vereadora do município de Amparo do São Francisco, Gláucia dos Santos (Dodô), e seu esposo e ex-vereador por cinco mandatos Zé Augusto, declararam apoio à pré-candidatura a governador de Valmir de Francisquinho (Republicanos) e se somam às demais lideranças da cidade que já estão apoiando o projeto da oposição em Sergipe. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Panorama Sergipe no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Publicidade Legal

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Panorama Sergipe
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR