Panorama Sergipe

Colunas/Conteúdo Patrocinado

100 dias de Gestão: Assistência Social amplia cuidados e transforma vidas em Aracaju

Ações direcionadas, principalmente, para a efetividade a assistência de populações em situação de vulnerabilidade social

100 dias de Gestão: Assistência Social amplia cuidados e transforma vidas em Aracaju
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em 100 dias de gestão, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) concluiu 19 metas estabelecidas para avanços no atendimento à população e na administração da pasta, totalizando a finalização de 83% do planejamento apresentado a prefeita Emília Corrêa para este período. Ações direcionadas, principalmente, para a efetividade a assistência de populações em situação de vulnerabilidade social.

De forma imediata, o primeiro passo foi conhecer toda a estrutura da Semfas, composta por 47 unidades, desde Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) a abrigos, casas lares, Centro Pop, casas de passagem, conselhos tutelares e de direito, Habitação. Uma equipe técnica formada pela secretária Simone Valadares, diretores e técnicos realizou visitas para verificar minuciosamente as estruturas físicas e ouvir os servidores.

"Foram 100 dias desafiadores, mas extremamente produtivos. Assumimos a gestão com a missão de cuidar das pessoas, e isso começa dentro de casa. Por isso, logo nos primeiros dias, fizemos uma avaliação rigorosa das nossas unidades e das condições de trabalho dos servidores. O que encontramos foi uma verdadeira terra arrasada. Das 47 unidades da secretaria, 75% precisavam de algum tipo de intervenção estrutural. Já iniciamos medidas emergenciais em três delas, e as demais seguirão o mesmo caminho. São revitalizações completas — do telhado à refrigeração dos ambientes — que impactam diretamente a qualidade do atendimento, tanto para nossas equipes quanto para os nossos assistidos", destaca a secretária Simone Valadares.

Foram realizadas reformas emergenciais nos CrasCarlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão e no Cras Maria José Menezes Santos, localizado no bairro Coqueiral. O Creas São João de Deus também foi revitalizado e fornecendo um melhor ambiente.

Leia Também:

"Nesse período, fortalecemos o trabalho dos CRAS, que são a porta de entrada da Assistência e que hoje funcionam com mais escuta, mais acolhimento e mais resolutividade. Os CREAS também foram reorganizados para garantir um atendimento técnico qualificado às famílias em situação de violação de direitos. E o Centro POP, que atende a população em situação de rua, passou a funcionar com mais dignidade, com reforço nos serviços ofertados e um novo olhar: mais humano, mais presente e mais transformador", continua a secretária Simone Valadares.

Para quem atua diretamente nas unidades, reconhece a importância das mudanças imediatas. “É uma reforma que nos ajuda de forma estrutural porque com uma estrutura adequada nós podemos oferecer o melhor para a população”, afirma o oservidor do Creas João de Deus, Alerrandro Saimon.

Comitê Operacional

Em janeiro, foi instalado o Comitê Operacional da Semfas com o propósito de realizar monitoramento e acompanhamento de situações emergenciais. Este comitê foi acionado nos primeiros dias do ano para atender famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na capital, que receberam benefícios eventuais e foram acompanhadas pelas equipes técnicas.

image-e5f2f-e5f2f.jpg
Ainda, foi realizado um levantamento do perfil dos moradores do Largo da Aparecida, localizado no bairro Jabotiana. A comunidade fica numa das regiões mais baixas da cidade e sofre com o represamento das águas pluviais e do Rio PoximMirim. A partir dos dados será feito um planejamento preventivo na região.

Eficiência e economicidade dos recursos

Com o objetivo de trazer uma economia e melhor aplicação dos recursos públicos, a Semfas realizou a renegociação de quase a totalidade dos contratos, resultando em uma economia anual de R$ 696.384,39. Foi realizada toda a reestruturação do setor de transporte que garantiu uma economia de cerca de 30% nos gastos com combustíveis comparando-se ao mês de dezembro de 2024, o que pode gerar uma redução de quase meio milhão de reais anualmente.

“Quando a secretária Simone Valadares assumiu, ela nos deu uma missão que era melhorar o setor de transporte. Conseguimos negociar o valor de combustível para nossa frota e também fizemos um monitoramento do trajeto que os carros realizavam para ter uma economia de consumo”, explicou o diretor administrativo da Semfas, Renato Dantas.

Implementação do Cras Itinerante

A Semfas desenvolveu um projeto piloto para levar serviços socioassistenciais para população que mora distante das unidades fixas dos Cras. Atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, Programa de Atendimento Integral a Família(PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, informações sobre Auxílio Moradia e também informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A primeira edição foi lançada nesta quinta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenisson Ribeiro, localizada na Rodovia dos Náufragos, onde moradores dos bairros Areia Branca, Mosqueiro, Robalo, Gameleira, Matapuã, São José dos Náufragos puderam ser atendidos.


“Nós temos 16 Cras fixos no município de Aracaju e o Cras Itinerante está indo onde a população está mais distante geograficamente das unidades, levando serviços para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou Kerly Andrade, coordenadora da Proteção Social Básica.

Acolhimento, atendimentos e intervenção em habitação irregular

Nos três primeiros meses de gestão, foram realizados 45.209 atendimentos individualizados nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da capital. Em janeiro, 181 pessoas foram acolhidas nas unidades da secretaria. Em fevereiro, o número subiu para 200.

Entre as famílias assistidas, algumas que há meses habitavam nas ruas, como no  prédio da agência central do Banese, na Orla de Atalaia - nas proximidades do antigo Centro de Artesanato – e na Ponte do Imperador, recebendo os devidos encaminhamentos.

Foi realizada, ainda, intervenção no antigo frigorífico Sergipe, que resultou na assistência de 52 pessoas que residiam de forma precária e insalubre, contemplando-as com o aluguel social e encaminhando-as para moradias dignas.

Outras ações

Entre as metas da Semfas que foram concluídas ainda está a criação da Unidade Setorial de Controle Interna da SEMFAS, melhorando a emissão de pronunciamentos e pareceres sobre processos de pagamentos, licitações e contratos, contribuindo para conformidade da gestão financeira, administrativa e patrimonial.

No início de abril entrou em vigor o novo georreferenciamento territorial no Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Aracaju, implementado pela Semfas, por meio da Vigilância Socioassistencial, que influencia no atendimento das Cras e Creas permitindo um atendimento mais eficiente e acessível para população.

Foi realizado o mapeamento de todos os equipamentos através de fluxogramas com objetivo informar a população quais serviços e setores podem acessar em cada equipamentos, seja da Proteção Social Básica (PSB) ou Especial (PSE). Estes fluxogramas serão fixados nos quadros informativos de cada equipamento.

Criado o protocolo de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social visando assistência integral.

Concluída a elaboração dos editais para Processos Seletivos Simplificados (PSS) para contratação de psicólogos, assistentes sociais e cuidadores, que serão divulgados em breve.

Comentários:

Veja também

Licitante
Licitante

Panorama Vip: Crie sua conta e confira as vantagens

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!